Um blogue na sua segunda época e agora sem objectivos materialistas e apostas por resolver. Pancadinhas no ombro, sentimentos de desilusão e mágoa e bilhetes para o próximo jogo do Sporting podem ser enviados para adeuscianeto@gmail.com

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Olá, o meu nome é Lucky Luke...

Não é nenhuma cedência ao politicamente correcto ter cuidado com o James Bond de Ian Fleming. Não é este último 007 aquele que mais se aproxima do estilo dos livros, mesmo que o toque de espionagem e noir esteja um pouco mais presente, mas sim o primeiro, o Dr.No na Jamaica de 1962, ainda pouco mais que uma colónia onde Fleming passava o fim-de-ano e por lá ficava até ao fim de Abril, todos os anos, produzindo em cada um mais uma aventura Bond (vidão).

Esse 007 que viria a envergonhar Sean Connery pode ser divertido pela sua ingenuidade, mas ninguém passa sem estranheza ao almirante inglês que entrega os seus sapatos ao motorista, exige do seu guia que ande uns metros atrás de si e que vai ainda um passo mais longe no seu desprezo geral por mulheres. Alguém terá reparado que os tempos mudam, e logo no ano seguinte o 007 está muito mais adequado ao seu tempo e fica só a divertida ingenuidade.

Ainda ficariam por muitos anos os cigarros. Entre o James Bond de Fleming* e o Pierce Brosnan que rosna 'filthy habit' a um tipo que acabou de matar e que que estava a mandar umas passas, havia um óptimo fumador em 007, o gajo que fumava cigarros como nós e que lentamente deixou o vício para trás.

*Ouvi de boca uma vez que o Andy Warhol poderá ter dito que um rico não pode comprar uma coca-cola melhor e essa seria a sua grande arma. Poder-se-ia pensar que um rico também não consegue comprar um cigarro melhor. Ian Fleming não só o faz fumar 60 cigarros por dia, como os fuma exclusivos: One of James Bond's greatest pleasures is cigarettes and he usually smokes sixty per day of a special Balkan and Turkish mixture with three gold bands on the filter. The cigarettes are specially made for him by Morland's and carried in a wide, thin cigarette case of black gunmetal with room for fifty.