Um blogue na sua segunda época e agora sem objectivos materialistas e apostas por resolver. Pancadinhas no ombro, sentimentos de desilusão e mágoa e bilhetes para o próximo jogo do Sporting podem ser enviados para adeuscianeto@gmail.com

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Cigarros e leite com chocolate

É verdade que me meti em trabalhos por ter fumado uma cigarrilha. Se antes já não havia grandes sentimentos de pertença, agora nem os ex-fumadores me devem ver com bons olhos. Claro que continuo a deixar de fumar, e com espectacular sucesso, mas aquela pequena traição ficará para sempre, o que lamento. Tenho a esperança que valha de alguma coisa ter contado a verdade assim que pude, mas passou-me pela cabeça esconder tudo isto, claro. Só que a mentira provoca-me um terror que prefiro evitar, que é o de ser apanhado. Uma pessoa deve ter cuidado com as petas que manda por aí, e de preferência convém guardá-las para necessidades incontornáveis. As mentirinhas desnecessárias são inconsequentes, é certo, mas se um gajo é apanhado, vai-se ali todo uma credibilidade por água abaixo e para sempre.

Por exemplo, estava eu uma vez numa reunião social e as pessoas conversavam sobre o Arrested Development (a série, não aquela banda de hip-hop rural que tocava o Tenessee e o People Everyday) e eu mandei para o ar que aquilo era uma mistura dos Tenenbaums com Simpsons, filmado à Cops, coisa que li já não sei onde e que me pareceu muito pertinente. Toda a gente achou o apontamento muito giro e começaram a conversar à roda desse tópico, deixando-me sossegado. A chatice é que eu nunca tinha visto os Tenenbaums. Naquela altura correu tudo bem, mas na verdade agora percebo que o comentário é uma coisa sem grande sentido de oportunidade e que não há nada de espectacular em comparar as duas coisas. Resumindo podia ter-me lixado à grande e sem necessidade nenhuma.

Às vezes no entanto, é difícil fugir-se a uma mentira como eu penso que ouvi uma vez acontecer ao Rufus Wainwright a ser entrevistado na Radar, em directo e ao telefone pelo Pedro Ramos*. Foi em 2006 e o Pet Sounds estava a fazer 40 anos nesse dia. O Pedro Ramos, no programa das 15-20, tinha passado a tarde com um entusiasmo genuíno a falar do disco e a rodá-lo sempre que podia, e ao fim da tarde tem então a tal entrevista ao Rufus, o que ainda o deixou mais bem-disposto. O dia estava a correr-lhe bem, notava-se. Depois da conversa de poucos minutos o Pedro Ramos diz-lhe que o Pet Sounds fazia anos naquele dia e a conversa que se seguiu foi mais ou menos isto, com tradução da minha autoria:

Pedro Ramos: Rufus, foi um prazer, obrigado. A propósito, sabias que o Pet Sounds faz hoje 40 anos?
Rufus Wainwright: Sério? Não sabia, não. Eu adoro esse álbum! 40 anos?, fogo...
PR: Iá! Mas gostas do disco, a sério? Epá, para mim isto é das coisas mais importantes que alguma vez aconteceu à pop, está lá tudo. Olha, escolhe aí um tema e eu meto agora.
RW: err ah, não sei.
PR: Qualquer coisa! O que curtires mais.
RW: bom... Good Vibrations, vá.
PR: ...
RW: ...
PR: [riso nervoso] ah tem que ser do Pet Sounds.
RW: ah, pois, sim, é evidente...
PR: Então, qual meto?
RW: err... Barbara Ann?
PR: não, meu... do Pet Sounds... [este 'no, man, pet sounds...' foi a frase com maior carga de desilusão que já ouvi em rádio]
RW: ...
PR: Diz God Only Knows...
RW: Ah boa! Eu adoro o God Only Knows!
PR: Pois, ok. Abraço, felicidades, Rufus.

Isto quase me arrepiou e que eu saiba não voltou a passar na rádio, mas demonstra bem que o Pedro Ramos é uma excelente pessoa que fez o que pôde para não desmascarar o Rufus, e também acaba por não dizer muito bem de mim pela mesma razão.

* Nunca se pode falar bem o suficiente do Pedro Ramos. Se há duas pessoas em que confio sem reservas quando se fala de música é no Pedro Ramos e no Rui Portulês, que agora deve andar pela Oxigénio. Nunca falham, embora arrisquem muito, e têm sempre piada quando lhes apetece. Por mim, se eu tivesse uma rádio e se nenhum sindicato me chateasse, seria com estes dois em turnos contínuos.