Um blogue na sua segunda época e agora sem objectivos materialistas e apostas por resolver. Pancadinhas no ombro, sentimentos de desilusão e mágoa e bilhetes para o próximo jogo do Sporting podem ser enviados para adeuscianeto@gmail.com

terça-feira, 25 de março de 2008

Fumofilias

Não sei se já ouviram a anedota dos Aristocratas, muito popular entre comediantes. Apesar de na essência ser sempre igual (não apenas o punchline, mas todo o modus operandi da piada, digamos) é exigido que cada um a conte à sua maneira e que a prolongue o mais possível. Consta que o John Belushi conseguia facilmente e sem preparação passar os quinze minutos e até chegar à meia-hora, e eu pagava bom dinheiro para o ver a fazê-lo. Se nunca ouviram falar disto, talvez seja boa ideia passar o post à frente, ou então tentarem obter alguma informação através do óptimo filme "The Aristocrats". Eu não vou, nem posso, explicar aqui a anedota precisamente porque uma das coisas com mais graça que ela tem é a forma como uma pessoa mais distraída se pode deixar trair pela sua própria história e dar a conhecer mais sobre si do que gostaria. Foi por isso que pensei duas vezes antes de escrever um post destes e o estou a tratar com dedinhos de lã.

Na busca de sustento para este blogue, que é o maior consumidor de recursos que já me passou pela conta do blogger, descobri a olho que cerca de 95% dos resultados para smoking, cigarettes, tobacco e afins, vão directinhos para associações, institutos, grupos e gente de todo o tipo que descreve em pormenor como deixar de fumar e o mal que o tabaco faz. Alguns até têm graça, sobretudo os que têm cartoons, mas no geral não há grandes novidades no discurso e cada um cumpre o seu papel. Se excluir também as notícias sobre a proibição de fumar em países diversos, com os EUA e o Butão normalmente em destaque, virá a sobressair uma descoberta com que não contava: há uma quantidade enorme de gente com fetiche por fumadores. Ou melhor, fetiche com pessoas, sobretudo mulheres, que estão a fumar. Não ando a passear na internet desde ontem e sei que há comunidades para tudo, mas há quem se dedique à recolha de todos os momentos em que determinada actriz fuma. E a disponibilizá-los online, claro. Há uma revista com assinantes e tudo (e chamada Smoke Signals que é um grande nome) que inclui reviews of smoking fetish videos, tips on sexy smoking scenes in mainstream movies, photos, and reader contributions. While focusing initially on glamor smoking, i.e., attractive women smoking for the camera, in 1996 the magazine added a monthly "dark side" column.

A pesquisa na wikipedia revela no entanto que a revista já teve melhores dias e que a sua versão em papel foi descontinuada. Parece que o mundo do fetiche pelo fumo já não é o que era, como aliás de coisa nenhuma relacionada com tabaco. E a estranheza da descoberta até passa rápido se nos deixarmos ficar pelo wiki mais uns minutos e pelas suas fantásticas listas (já se deram conta que não há nada que possa ser listado que a wikipedia não explore?). A lista de parafilias que fui logo consultar depois de ter lido isto, inclui entre outras pérolas esta que deve bater tudo: Inflatophilia: sexual arousal to people being inflated. Correndo o risco de poder estar a ser novamente um menino tenho mesmo que perguntar: Inflated como aquela coisa que se faz com hélio aos balões?