Um blogue na sua segunda época e agora sem objectivos materialistas e apostas por resolver. Pancadinhas no ombro, sentimentos de desilusão e mágoa e bilhetes para o próximo jogo do Sporting podem ser enviados para adeuscianeto@gmail.com

segunda-feira, 3 de março de 2008

Like a ball, sir!

Curiosamente vamos tendo visitas neste blogue, mas não tenho a certeza se alguém já cá esteve duas vezes. Estamos nas quarenta visitas diárias, o que pela minha experiência é uma óptima marca. Repare-se que este blogue quer dar a entender que faz tudo para não ser lido. Não é tanto o tema mas o facto de não fazer links a outros blogues (nem sequer para agradecer a pessoas que foram simpáticas) ou de não ter email (pus o meu no post anterior, mas isso foi, como se diz em estrangeiro, for the sake of the punchline).

O sucesso destes dias, agora que faço um mês certinho faz-me, já o disse, ter umas vezes óptima opinião sobre mim e noutras, uma péssima ideia sobre quem diz que deixar de fumar é complicadíssimo. Quanto às pessoas que cá vêem só tenho a agradecer, mas começa a ser boa ideia avisar que nada passará disto que assistem. Talvez eu me devesse ter documentado melhor antes de aborrecer os outros. Contaram-me há atrasado, por exemplo, que um livro de Italo Svevo - Zeno's Conscience - entra por estes caminhos e que obviamente tem muito mais sucesso do que nós, porque falha a cada tentativa. Até a começar o homem falhou e quando resolve desistir falha de todas as vezes e escolhe sempre um qualquer momento memorável para o fazer. Enfim, é tudo muito épico, acho eu (não sei mais do que umas coisas lidas na wikipedia sobre este livro, que não o encontro onde quer que seja; qualquer contribuição válida será bem recebida no email que se encontra no post abaixo), e as pessoas acabam por tirar um prazer redobrado desta chatice de assistir a um gajo (dois, neste caso - pior ainda) a abandonar um vicio.

Agradeço então essas visitas, mas é importante que deixem de vir. É possível que nenhum de nós volte a fumar. E como está envolvida uma aposta, de que ainda não falámos, se calhar por - como se diz noutro estrangeiro - scaramanzia, é muito provável que em caso de fracasso qualquer um de nós venha a mentir. Pelo menos em público.

As outras duas ou três pessoas que nos lêem talvez tenham aparecido por acidente, e vou pedir-lhes desculpa individualmente, já que foram três pesquisas no google, todas aparentemente bem intencionadas. A última procura "cianeto e alegria", e é uma pesquisa que achei espectacular a todos os níveis, mas que depois percebi ser de alguém que procurava a versão portuguesa de Cyanide and Happiness, de que não sem vergonha me esqueci ao longo do último mês. Deixe-me dizer-lhe que tem bom gosto, e que as tiras são de um humor cáustico bem conseguido a espaços. Ficam no fim do post algumas das que mais gostei.

A primeira pesquisa que tivémos foi "comprar cianeto"... Não faço ideia como posso ajudar, mas gosto da decisão que daqui parece brotar. Deve haver poucas pesquisas tão românticas como esta, de alguém que pretende trazer de volta o veneno como mediador passional, ou conspirativo que seja, mas seja quem for espero que volte. Até porque significava que não comprou o cianeto para si próprio, o que já revelava algum mau-gosto e presunção.

A segunda pesquisa, última aqui, é a minha preferida: "esquecer os cigarros". Este(a) pesquisador(a) pensa como nós. Sofre com a decisão de deixar de fumar, não quer nem sabe bem porque o fez e só quer que o cigarro não lhe telefone mais, nem lhe envie mais powerpoints pelo email. Quer distância porque a família e os amigos assim o pressionaram mas o seu pequeno coraçao sofre com a decisão. Este(a) utilizador(a) já só quer passar à frente, esquecer o cigarro e conhecer novas pessoas. Passaram alguns bons anos juntos, nota-se bem, e agora encontram-se nesta situação tremenda. Este blogue (ou pelo menos metade dele, que já chega de trazer sempre o proletário para estes statements de que não tem culpa nenhuma) está solidário com esta pessoa.